Depois de algumas etapas importantes para abrir a sua própria Empresa de Organização profissional, chega o momento de trabalharmos sua marca através do marketing, tanto On como Offline.
Nos dias de hoje, é extremamente importante que você dê atenção à esta questão, afinal, são milhares de empresas disputando a atenção dos clientes Brasil afora. Quem não é visto, não é lembrado (já diria o velho ditado).
Mas, além disso, a forma como você é vista também é fundamental. Se você acompanha meu Blog, certamente já viu eu falando várias vezes sobre Marketing: Personas, Palavras-chave e tudo mais.
Estes textos podem ser um complemento a este. Vale a pena ler – ou reler. Como estamos fazendo nesta série, hoje vou deixar por aqui uma lista com os passos básicos para que você trabalhe a marca de sua empresa de organização profissional. Vamos a eles?

Passo A Passo Para Trabalhar Sua Marca
Antes de começar, vale dizer que talvez, alguns destes pontos sejam mais complicados pra você, principalmente aqueles que envolvem termos e ações mais específicas no mundo da internet.
Neste caso, não hesite em pedir auxílio, seja de um conhecido que domine estes passos, ou mesmo de uma agência.
1. Comece Pela Compra De Domínio
Comprar um domínio é fundamental para ter seu registro na internet. Ou seja, um site com seu próprio nome, como é o meu. Também vale a pena comprar nomes similares ao seu, assim você evita que as pessoas te busquem e acabem chegando no site errado.
2. Hospedagem Do Seu Website E E-mail
A hospedagem nada mais é que o ‘espaço’ onde seu site ficará no mundo virtual e, para deixá-lo sempre no ar, você precisa contratar este serviço. O mesmo vale para o e-mail.
Existem opções gratuitas e pagas, tudo vai depender do seu objetivo. Vale a pena pesquisar a qualidade dos provedores e seus benefícios. Aqui eu reforço: conte com a ajuda de quem entende para facilitar toda esta questão.
3. Crie Uma Logo Para Sua Empresa De Organização
A criação da logomarca também é uma etapa importante em sua empresa de organização profissional. Ela deve transmitir a personalidade do seu negócio e atrair os clientes certos.
Neste caso, nada de pedir para o sobrinho, deixe esta etapa nas mãos de quem realmente entende de tipografia, uso das cores, símbolos e tudo mais.
4. Registre-se No INPI
Registrar-se no INPI nada mais é do que registrar sua marca. Afinal, você não quer que alguém saia a usando por aí sem a devida permissão, certo? Para fazer isto, basta que você busque em sua cidade um escritório de Marcas e Patentes, que vai te dar toda a assessoria neste processo.
5. Entenda O Branding
O branding está relacionado com todos os detalhes de sua marca. Cores, fontes e padrões no logo, no seu site e cartão de visita. Tem a ver com o estilo de foto que você vai usar para se comunicar com os cliente e se mostrar.
O branding é a gestão de todos os pontos que comunicam o que sua empresa oferece e o estilo desta comunicação. Tudo deve conversar para demonstrar profissionalismo, certo? Alguns pontos importantes aqui: Decida as cores, fontes e padrões que você irá utilizar para a sua marca.
Tire uma foto com um fotógrafo profissional. Escreva uma biografia profissional (Sobre “Seu Nome”). Crie seu cartão profissional. Crie sua papelaria em um documento Word (cabeçalho de página, notas, envelopes).
Lembrando que em todos estes pontos, cores, fontes, padrões, estilo de escrita, etc, devem estar conversando entre si. Ou seja, combinando.
6. Parta Para O Site E Blog
É fundamental que você tenha um site. Ele é seu cartão de visita no mundo virtual e nele devem estar informações de contato, os serviços que você presta, alguns cases, fotos de antes e depois, seus cursos e tudo mais.
As páginas de seu site devem ter um texto muito profissional e bem escrito, contendo todas as informações necessárias para que a cliente possa dar credibilidade a seu trabalho e também, entrar em contato com você!
Ter um blog também é muito interessante pois é através dele que você pode se comunicar com suas clientes (como eu faço com vocês por aqui). Mais uma vez, se estas etapas estiverem fora de seu alcance, contrate alguém que possa te ajudar com isso!
As Redes Sociais Hoje em dia, todo tipo de negócio precisa estar presente nas redes sociais, especialmente no Facebook e Instagram. Por isso, crie suas pages, nem que seja apenas para garantir a reserva do nome, e depois, parta para a criação de conteúdo.
Os Anúncios Tradicionais Ainda Não Morreram
Anúncios em rádios, jornais e tv ainda tem um bom retorno, especialmente dentro de cidades menores. Por isso, busque este canais e ofereça seu conteúdo, bem como anuncie seus serviços de organização para amigos, familiares e comunidades que você frequenta.
Se você tem uma rádio local no seu bairro, entre em contato com eles e ofereça uma promoção, um desconto, um sorteio em troca de um espaço na pauta. Ah, é importante ter ao menos um texto básico e um “mídia kit” sobre quem você é e quais os serviços que você oferece, caso você seja contatada pela mídia local. Isso já vai agilizar bastante o seu trabalho.
É isso! Creio que estes são os passos mais importantes para trabalhar bem a marca de sua empresa de organização profissional! Você já sabe: se ficou qualquer dúvida, basta escrever nos comentários! Logo logo eu volto com mais uma etapa desta jornada. Até lá!
Deixe uma resposta