Lembra quando você era criança e brincava de encaixar as peças com formas geométricas, cada uma no seu espaço de tamanho correspondente? Organizar a casa funciona com esse mesmo princípio: cada coisa tem o seu lugar.
E organizar a casa pode ser bem mais simples do que se imagina! Quando você sabe de onde a “coisa” saiu, você sabe para onde ela tem que voltar. E o espaço dela deve permanecer ali, vazio, esperando o seu retorno.

O que acontece, infelizmente, é que, por falta de uma organização eficiente, muitos objetos nunca tiveram um lugar específico e, assim, eles não têm para onde voltar após o uso e vão sendo jogados de um canto para o outro, sem destino certo.
Nos dias de hoje, temos uma grande quantidade de demandas e tarefas, e precisamos lidar com muitas informações a todo tempo. Nesse contexto, chegar em casa e lidar com a organização doméstica acaba não sendo prioridade e é sempre deixada para depois.
Isso sem falar no excesso de coisas que juntamos, já que consumir está mais fácil do que nunca. Ter mais do que se precisa está na nossa genética desde os primórdios da civilização. É quase como se o nosso cérebro estivesse programado para acumular, e não para se desfazer. Então, entender a origem da sua bagunça é o primeiro passo para desvendar esse mistério.
Se Uma Coisa Entra, Outra Precisa Sair
Como eu mencionei, o acúmulo de objetos é uma das principais causas da falta de organização em uma casa. Não nos desfazemos de nada e estamos constantemente trazendo mais e mais coisas para dentro de casa. Infelizmente, o espaço físico do nosso lar tem limites. Se algo entra, outra coisa precisa sair.
Praticar o desapego e abrir mão de tudo que você não precisa e não tem valor emocional, é fundamental para abrir espaço e para que a organização da casa de fato funcione e possa ser implementada e mantida com sucesso.
Quando há o excesso de objetos, a organização pode até ser feita, mas ela não dura. Isso porque a equação falta de espaço mais excesso de itens tem como resultado o armazenamento em locais de difícil acesso, ou escondido em meio a tantos outros objetos.
E uma vez retirados de um local, fatalmente nunca voltam ao lugar de origem, dando início a um novo ciclo de bagunça.
É preciso rever cada cômodo e se desfazer de todo tipo de excesso, sejam itens menores, sejam móveis. Praticar o consumo consciente pode ser outra dica importante para eliminar o excesso e conseguir manter a organização da casa.
Observar a Situação Para Depois Organizar a Casa
É muito difícil entender o que temos em meio ao caos. Muitas vezes sabemos que temos algo, precisamos desse item, mas por não fazer a menor ideia de onde encontrá-lo, compramos um novo.
Um armário desorganizado dificulta a escolha da roupa que será usada e muitas vezes, faz com que usemos sempre as mesmas peças, ignorando mais de 2/3 das roupas que temos mas não vemos e, por isso, não usamos.
Ao organizar um ambiente ou uma casa, é preciso entender as necessidades dos moradores, a rotina, o que é mais usado, o que precisa ficar mais acessível e o que pode ser guardado em locais mais difíceis.
Cada família tem um ritmo, um jeito, uma necessidade e entender isso faz com que a arrumação seja mantida posteriormente.
Além disso, é preciso entender a origem da bagunça dele e levar a uma reflexão sobre como e por que isso acontece. Muitas vezes, a mudança precisa começar de dentro para fora, pois um ambiente bagunçado é resultado de outros problemas na vida da pessoa, o que leva a um ciclo.
Ao ter esse entendimento, você pode começar a se policiar para que o ciclo da desorganização não volte a começar. Quando você não entende o processo e não entende como a bagunça começou, não sabe como pará-la, o que acaba causando o “efeito rebote“ e trazendo a bagunça toda de volta.
É preciso saber que organizar a casa é um trabalho manual constante, mas também é um processo que exige observação. Só assim haverá mudança de fato no comportamento que gerou a bagunça, e os resultados serão realmente duradouros!
Para mais dicas sobre como organizar a casa, continue acompanhando meu Blog! Além disso, o Fichário da Casa pode te ajudar e muito a ter uma rotina de organização mais eficaz! Clique aqui para conferir!
Olá!
Vou adorar receber suas dicas.