Você já ouviu falar em plano de negócios? Este é um documento fundamental para quem está abrindo ou deseja abrir sua empresa futuramente, pois ele é o detentor do planejamento detalhado deste empreendimento.
Ou seja, ele é um documento que contém todos os objetivos que você tem para seu negócio e, além disso, todos os passos que deve dar ou etapas que deve ultrapassar para alcançar tal objetivo.

Mas Afinal, Por Que o Plano de Negócio É Tão Importante?
Bom, primeiro vale ressaltar que o plano de negócios diminui incertezas e até mesmo riscos durante sua jornada como empreendedora na carreira de personal organizer. É como se ele fosse um mapa que irá orientar suas ações e quem sabe, futuramente, também de seus funcionários.
Ele contempla seus pontos fracos, seus pontos fortes, o modelo de negócio que você quer usar, quem são seus concorrentes, e diversas outras questões importantes.
Além disso, ter um plano de negócios bem estruturado, com uma boa apresentação, é fundamental para mostrar a possíveis investidores o seu nível de investimento pessoal, ou mesmo, ser apresentado no banco em busca de empréstimos para ampliar seu negócio de organização no futuro.
Por fim, vale ressaltar que este documento te ajuda a viabilizar a ideia, te auxiliando a fazer testes e mudando ou afirmando suas experiências.
Como Fazer Meu Plano de Negócios?
#1. Pesquise por um modelo de plano de negócio:
Hoje em dia você encontra diversos modelos de plano de negócios na internet. Pesquise e encontre por aquele que mais vai se encaixar em sua situação.
#2. Escreva tudo que tem em mente:
Neste momento, coloque no papel quais são os seus objetivos, suas metas, quais são os possíveis entraves para atingi-los, elenque quais serão seus produtos ou serviços,
#3. Faça uma análise de mercado:
É muito importante que você registre quem são seus concorrentes, onde e de que forma atuam, quais os pontos fortes e fracos… tudo isso vai influenciar na sua atuação de mercado.
Plano Operacional, de Marketing e Financeiro
Estas são partes importantes no plano de negócios, pois definirão ações na prática. No plano operacional você vai listar quais serão seus processos de atendimento ou produção, suas ferramentas, o pessoal envolvido para atender o cliente (se for necessário), possíveis terceirizações, etc.
No plano de marketing você vai registrar suas estratégias de marketing, seus canais de venda, como pretende ampliar sua cartela de clientes, investimentos, etc.
Por fim, no plano financeiro você irá detalhar como irá controlar seu caixa, seu fluxo de caixa, valores que precisa ter como investimento inicial, capital de giro, etc.
Dica Extra Para o Seu Plano de Negócios:
No Brasil, quando pensamos em empreendedorismo, temos o Sebrae como o principal apoiador de novos e pequenos negócios. Você pode buscar por um consultor para dar início ao seu Plano de Negócios.
Caso não tenha como ir até uma das unidades do Sebrae, você pode consultar estes dois guias que são pontos de partida fundamentais e muito completos para iniciar seu plano de negócios.
A ideia aqui é mostrar a importância deste documento. Lembre-se que tudo que puder trazer mais credibilidade ao seu negócio, vale a pena – especialmente se você não precisar gastar dinheiro para isso, apenas sua dedicação e tempo.
Me conta, você já tem um plano de negócios? Já pensou em fazer um? Compartilhe sua experiência com a gente! E se você está em busca de profissionalização, conheça meu Curso completo para Personal Organizers.
Deixe um comentário