Começar em uma nova profissão não é nada fácil, e a regra também vale para a Personal Organizer iniciante. Por sorte, já tenho muita experiência nesta área e posso te dar alguns conselhos que podem fazer a diferença em sua jornada.
Se lá atrás, quando eu estava começando, alguém me desse tais dicas, provavelmente eu teria evitado muita dar de cabeça. Por isso, junte papel e caneta e anote todos os meus conselhos! Preparada?

Meus Conselhos Para a Personal Organizer Iniciante
#1. Formalize Seu Negócio
Nada, nenhum curso, treinamento ou parceria, vai te trazer mais credibilidade do que ter um negócio formalizado. Por isso, se você já tem certeza de que é isso que deseja fazer, abra uma MEI e formalize sua empresa.
Se você não tem ideia de por onde começar, eu tenho uma série completa aqui no Blog sobre este assunto, vale a pena conferir!
#2. Nunca Deixe de Se Atualizar
Mesmo tendo muitas clientes fiéis e vários cursos na bagagem, a atualização profissional é fundamental em todas as áreas.
Você não precisa, por exemplo, fazer mais um curso de organização. Ao invés disso, pode estudar sobre Marketing On e Offline, Gestão Empresarial e tudo mais que possa contribuir com seu negócio. Até mesmo um curso de inglês vale – vai que você tenha alguma cliente internacional no futuro?
#3. Mantenha a Ética Profissional, Sempre
Esta dica não vale apenas para uma Personal Organizer Iniciante, mas para todas as profissões. No entanto, existe um Código de Ética para as Personal Organizers que deve ser seguido à risca – e é fundamental que você conheça ele logo no início de sua carreia.
Também vale a pena conhecê-lo e entendê-lo para ter certeza de que outros profissionais da área no seu meio também estão sendo éticos com você!
#4. Atenção Com Suas Parcerias
Falando em outros profissionais em seu meio, vale ressaltar que é muito comum realizar parcerias com outras profissionais. Contudo, antes de qualquer coisa é importantíssimo que vocês deixem tudo às claras.
Ou seja, quem fará o que, quanto cada uma irá ganhar, entre outros detalhes. Eu recomendo que vocês elaborem um contrato específico para a parceria. É fundamental que você esteja ao lado de uma profissional de confiança e que ambas saiam ganhando no empreendimento.
Já dizia o ditado “o que é combinado não sai caro.”
Este assunto é tão sério que já escrevi um artigo sobre ele. Clique aqui para ler!
#5. Nunca Se Esqueça do Pós-Vendas
O atendimento pós-venda é uma ferramenta importantíssima para que você fidelize sua cliente e, além disso, entenda seus erros e acertos durante a execução do serviço. Ele vai te fazer crescer como profissional, pode ter certeza.
Seu cliente é o maior bem da sua empresa.
Não custa absolutamente nada ligar, mandar um e-mail ou mesmo uma mensagem para a cliente perguntando qual foi a experiência dela com seu serviço, o que, na visão dela, poderia ser melhorado. Somente assim você vai poder fazer auto-críticas e melhorar como um todo.
Se quiser mais dicas sobre o pós-vendas, clique aqui.
Então é isso, estas são minhas cinco dicas preciosas para você que é uma personal organizer iniciante. Espero que elas façam sentido em sua rotina profissional.
E se quiser se aperfeiçoar ainda mais, confira meu curso que abrange uma gama completa de assuntos relacionados à profissão!
Até a próxima!
Preciso muito das sua rica orientação Helena para um início de peso, diante a época que estamos vivendo.
Oi, Heloísa.
Muito obrigada pela confiança.
Para marcar um horário de consultoria comigo e darmos início aos trabalhos, por favor use este link.
Um grande beijo!
Helena.
Excelência em dicas para personal organizer iniciantes. Grata e honrada .
Maravilhoso é ver seu sonho ser realizado ,obrigado pelo Conselho vou coloca em prática. Sou nova na área. Mas estou confiante pois creio que tudo posso naquele que me fortalece.!
Amém!
Todo sucesso para você, Alessandra.
Um beijo,
Helena.
Olá!
Gostaria de saber se vc prepara modelos de pré e pós mudança, todas (casa) para Recém-Casados , contrato de manutenção,dentre outros.
Obrigada