
Eu sei que não dá pra generalizar, mas se tem uma coisa que mulher não resiste é à bolsas e a calçados, não é mesmo? No entanto, estes itens, se não forem bem cuidados, podem acabar danificando com o tempo. Pensando nisso, separei algumas dicas especiais para você organizar sapatos como uma verdadeira profissional.
Ter um closet grande, com espaço específico para todos os pares nem sempre está ao nosso alcance. Sendo assim, hoje você vai descobrir que é possível organizar sapatos muito bem, mesmo com pouco espaço.
Regra #1 dos Calçados
Antes de eu falar sobre a organização em si, preciso falar de um ponto que é muito importante para a preservação dos seus pares preferidos. Os sapatos precisam respirar! Sim, respirar.
O que acontece é que, enquanto estamos usando-os, eles acabam suando junto com nossos pés – alguns mais, outros menos. Agora imagine guardar este sapato que está minimamente úmido, em um ambiente totalmente fechado. Ele pode mofar!
Por isso aqui vai a regra básica: após o uso, deixe o calçado arejando por um tempo do lado de fora do armário, aproveite para passar um pano se for necessário e, depois de algumas horas ou um dia, aí sim guarde-o.
Anotado? Agora então vamos para as dicas de como guardar.
Tenho Pouco Espaço Para Organizar Sapatos em Minha Casa
Calma minha amiga, nem tudo está perdido. Comece encontrando um cantinho para abrigar seus pares. Se o espaço for realmente pequeno, vale a pena investir em caixas próprias para armazenar sapatos.
São aquelas de acrílico transparente que contém buraquinhos para os pares respirarem. O mais vantajoso nestas caixas é que, além de você poder ver o par sem ter que abrir uma por uma, é que você pode fazer várias pilhas com ela, economizando bastante espaço. Neste caso, elas são ideias para organizar sapatos na vertical.

Você também pode usar as colmeias para armazenar sapatilhas e rasteiras. Mas neste caso, elas ficam na horizontal. Para este tipo de calçados, também existem aquelas sapateiras que ficam penduradas atrás da porta. Assim, você utiliza com inteligência o espaço que tem à disposição e preserva bem todos os pares.
Encontre Um Espacinho Extra Para as Botas
Nem que seja sobre seu guarda-roupas, mas as botas exigem cuidados especiais. Para não danificar o cano, é preciso que elas nunca fiquem dobradas. Melhor ainda se você guardá-las com um rolo de papelão, jornal ou mesmo espuma, fazendo com que o cano fique imóvel.
Sendo assim, existem algumas opções: guarde-as dentro de caixas que elas caibam por inteiro, de pé dentro do armário, ou por fim, penduradas por grampos no calceiro.
Tenho Certo Espaço Sobrando
Sendo assim, o ideal é que você invista em sapateiras. O bacana destes móveis, seja com porta, sem porta ou mesmo aquele mais simples, só com prateleiras, é que ele te dá um campo de visão geral dos pares.
Sem contar, é claro, que você pode organizar sapatos de forma muito mais simples. A única dica que dou aqui é separá-los por tipo ou função. Mas a ordem fica a seu critério.
Ah, e se comprar uma sapateira com porta, não se esqueça da regra #1. 😉
Para otimizar ainda mais o espaço em sua a sapateira ou nas prateleiras do closet, tem algumas dicas bem bacanas. Veja só:
- Organizar os sapatos lado a lado, com um pé virado para frente e outro para trás. Além de ganhar mais espaço, você deixa os saltos ficam visíveis, o que te ajuda na hora da escolha;
- Se a prateleira for mais funda. deixe um pé na frente e outro atrás. Fazendo isso você consegue ver todos os modelos na fileira da frente.
E então, o que achou de minhas dicas para organizar sapatos? Se você conhece algum truque ou tem alguma dúvida, aproveite o campo dos comentários para trocarmos ideias! Até a próxima!
Deixe uma resposta