
Quem tem filhos sabe que manter os ambientes arrumados pode ser uma tarefa complicada. Mas hoje eu vou te mostrar que organizar os brinquedos de uma forma quase que definitiva, não é tão difícil assim.
Como tudo nessa vida, essa tarefa também vai exigir dedicação – especialmente no que diz respeito a ter paciência para ensinar as crianças até que elas entendam a importância de guardar o que pegaram.
Sendo assim, papais e mamães, peguem e papel e caneta pois a solução para a bagunça vai iniciar agora mesmo.
#1. Sempre Faça uma Triagem dos Brinquedos
É muito comum que as crianças enjoem rapidamente dos brinquedos que tem em casa. E o que acontece com isso? Eles ficam jogados em um canto, sem uso, apenas ocupando espaço.
Sendo assim, vez ou outra faça uma juntos dos pequenos uma triagem, retirando tudo aquilo que eles não usam mais. Se estiverem em boas condições, encaminhe para adoção. Esta atitude pode fazer outras crianças muito felizes!
#2. Ensine a Importância de Organizar os Brinquedos
Como disse acima, talvez este seja o passo mais trabalhoso e que exija mais dedicação. Provavelmente você não verá os resultados logo na primeira conversa, mas seja persistente.
Toda vez que os pequenos estiverem brincado, reforço que depois de usados, todos os brinquedos devem ser recolocados em seu lugar. Enfatize que fazendo isso eles irão durar muito mais tempo. Converse também sobre a responsabilidade de cada um de manter a casa organizada.
Mas, para que esta dica funcione perfeitamente, você deve estar com a dica #3 em dia:
#3. Tenha Um Local Certo Para Cada Coisa
De nada adianta insistir que as crianças guardem os brinquedos, se eles não tiverem um local certo. Divida-os em categorias, como por exemplo, os carrinhos, os materiais esportivos, os materiais de desenho, bonecos, jogos de tabuleiro, etc.
Depois, tenha um local ideal para cada categoria.
#4. Use e Abuse dos Objetos Organizadores
Cestos, caixas e até mesmo baus são ótimos exemplos de objetos perfeito para organizar os brinquedos. Por exemplo, você pode ter uma caixa grande para cada categoria de brinquedo.
A criança abre, pega o que vai usar, depois devolve e fecha. Assim nada fica aparecendo. Uma ótima dica é etiquetar as caixas ou usar uma cor diferente para cada categoria.
Os nichos na parede também são uma boa pedida para deixar brinquedos mais bonitos, como bonecos, bonecas ou réplicas de carro. Assim, além de terem um local próprio para estar, ainda decoram o quarto.
#5. Os Móveis Planejados Também Ajudam Muito
Se for possível no seu caso, investir em móveis com gavetões – especialmente na sala – pode ser uma saída e tanto. Estes gavetões podem ser o esconderijo perfeito para organizar os brinquedos. Mesas com fundo, gavetões abaixo da cama e os próprios baús também são outras alternativas.
Viu só como não é tão difícil assim organizar os brinquedos. Provavelmente neste caso, esta seja uma questão muito mais de persistência do que prática em si. Confie no potencial de seus filhos e insista que eles tenham responsabilidade nesta tarefa. Este é o primeiro passo para que, futuramente, eles assumam outras demandas do lar.
E então, ficou alguma dúvida? Tem alguma outra dica? Aproveite e deixe seu comentário!
Deixe um comentário