Se não prestarmos atenção, o armário pode se transformar em uma verdadeira caverna do dragão. Do lado de fora, tudo lindo e arrumado. Do lado de dentro, tudo entulhado sem lugar certo para estar. Por isso, saber como organizar o guarda-roupas é fundamental.
E enfatizo o ‘saber como’, pois existem algumas técnicas que vão te ajudar não apenas a deixá-lo em ordem, mas também, a mantê-lo arrumado. Por isso, hoje vou te contar os meus segredos para organizar o guarda-roupas sem estresse e como uma profissional. Vamos lá?

Meus Segredos Para Organizar o Guarda-roupas
Minha primeira dica aqui é: se você não organizou o seu armário antes ou já tem tempo que você fez isso, tire um dia inteiro para fazer isso.
Parece que é muito, eu sei, mas depois dessa primeira grande organização, você precisar apenas manter o que foi feito aqui – e vai ser muito mais fácil. Então vamos lá:
#1. Comece Fazendo a Limpa
Como em todo processo de organização, o primeiro passo é retirar do armário aquilo que você não usa mais, que já não serve, roupas que estão danificadas e precisam de consertos.
Vale a pena tirar tudo lá de dentro e olhar item por item, sendo bem sincera com você mesma sobre o que você realmente usa ou precisa.
Tenho diversas perguntas que eu uso quando trabalho com um cliente na organização, mas uma ótima pergunta para se fazer é “se este item estivesse na loja agora, eu compraria novamente? eu gastaria dinheiro de novo com isso?”
#2. Que Tal Padronizar Os Cabides?
Esta etapa não é “mandatória” e eu já cansei de organizar closets onde o cliente não queria mudar todos os cabides, mas quando você optar por usar todos os cabides iguais, eles criam uma sensação de mais organização e espaço no armário. É por isso que nas lojas funciona assim.
Varie apenas nos cabides para casacos – que precisam ser mais reforçados -, e peças especiais como as delicadas, por exemplo. Mas se puder ser tudo da mesma cor, melhor.
#3. Separe As Peças Por Uso
Uma boa saída é deixar em evidência as peças que você mais usa no dia-a-dia, assim fica muito mais fácil e pegá-las e guarda-las com frequência. Outra dica é guardar as peças da estação passada.
Por exemplo, durante o verão você pode alojar as peças mais pesadas em caixas ou mesmo sacos a vácuo, e guardá-las no alto ou fundo do armário. Assim libera mais espaço para as roupas daquela estação.
Nas gavetas aloje peças íntimas, pijamas, biquínis, etc. Também vale usar gavetas para guardar peças pequenas e molinhas, ou ainda bermudas que podem ser enroladas.
#4. Cada Coisa Em Seu Devido Lugar
Calças com calças, camisas com camisas, casacos com casacos e assim por diante. Como acontece em toda a casa, quando você sabe o lugar certo de cada coisa, fica muito mais fácil manter a ordem.
Ao organizar o guarda-roupas, vale a pena utilizar os espaços que ele tem para cada peça, por exemplo, o calceiro, aberturas maiores para cabides com peças longas, as prateleiras para blusas que ficam dobradas e os maleiros para as malas, bolsas e caixas.
Outra dica interessante é fazer assim a primeira divisão e, em uma segunda, separar por cor. O impacto visual é maravilhoso.
#5. Aposte Nos Organizadores
Os produtos organizadores são uma mão na roda para organizar qualquer ambiente da casa, e com o armário não é diferente. Separadores para calcinhas e meias, cabides duplos ou triplos, caixas para armazenar lenços, gorros ou luvas, cabides especiais para cintos…
Enfim, opções não faltam. A dica é observar as suas necessidades em relação a espaço e buscar por aqueles produtos que podem suprir essa demanda.
Ah, e se for usar mais de uma caixa para armazenar itens, não esqueça da etiqueta com o nome dos itens que estão ali dentro.
#6. Por Fim: As Bolsas e Sapatos
Por último, mas não menos importante, vem as bolsas e sapatos. Estes itens também precisam de um bom espaço. Se o armário já estiver cheio, uma sapateira pode ajudar com a ordem. Não empilhe sapatos e garanta que na hora de guardá-los, eles estejam limpos.
As botas de cano longo não devem ser dobradas – um rolo de jornal ou uma pet pequena no interior do cano podem ajudar a preservá-la. Da mesma forma as bolsas, não empilhe e não amasse. Se for possível, deixe-as penduradas em local arejado ou dentro dos saquinhos de algodão.
Pronto!
Agora é muito mais simples e você só tem que manter tudo organizado. Mas como cada coisa já tem seu local definido, manter assim no dia-a-dia vai ser muito mais fácil.
A cada troca de estação você pode tirar um novo dia para reorganizar tudo, fazer as trocas das peças de acordo com o clima e, novamente, reavaliar aquilo que não precisa mais.
No começo pareceu muita coisa, não é? Mas colocando em prática fica muito mais fácil. Se você tem alguma outra dica ou alguma dúvida, deixe para mim nos comentários. Nos vemos na próxima com mais dicas de organização. Até lá!
Deixe uma resposta