Como Organizar os Trabalhos das Crianças
Todo ano você se depara com a mesma pergunta: como organizar o trabalho escolar das crianças?
As férias de final de ano estão chegando e em breve as crianças estarão vindo para casa com todos os trabalhos, livros e cadernos e as mil fofuras criadas ao longo do ano.
Se você é como a minha irmã, você está dando um monte de trabalhinhos para a vovó! 😉
Da orelha do coelho da páscoa ao gorro de Papai Noel, tem um trabalho para cada data especial no calendário. O problema é o que fazer com tanto papel?
Se guardamos tudo, criamos dois problemas:
- Não praticamos com as crianças, desde cedo, o descarte do que não precisa ficar guardado e,
- Dando importância a tudo, não os ensinamos a dar valor ao que é especial, ao que há de mais querido e importante para nós.
Em resumo, ao guardarmos tudo, não valorizamos nada.
Eu tenho um sistema de organização que eu uso ao longo do ano e vou escrever sobre isso em seguida, mas agora vejamos como você pode organizar os trabalhos que já estão a caminho!
Descarte & Convivência
Muitas vezes porque temos uma quantidade imensa de coisas a serem feitas, nos sentimos paralizados.
No caso de uma grande quantidade de papel, a tentação é de simplesmente pegar tudo, enfiar em uma caixa, fechar a tampa e pronto!
Este ano, faça diferente e reveja os trabalhos que você está recebendo da escola junto com seu filho ou filha para poder guardar apenas o que merece ser guardado.
Eles irão amar poder rever tudo o que foi feito e esta será uma ótima oportunidade de vocês passarem um tempo juntos – sem TV, sem telefone, sem interrupções.
Não se assuste achando que você vai ficar hooooras presa fazendo isso. Lembre-se que a “bateria” das crianças tem um “tempo”, no entre 15-30 minutos, dependendo da idade.
Quando faço isso com os meninos eles rapidamente escolhem o que mais gostaram de fazer – não necessariamente o que eu consideraria mais “fofo” e pronto, está feito.
Critérios
Estabelecendo critérios para o que será guardado ou descartado vai te ajudar muito.
Eu gosto de guardar:
- Algo que os meninos escolham. Três a cinco trabalhos de arte por ano.
- Uma pequena amostra dos trabalhos acadêmicos dele. Talvez uma pesquisa mais especial? Ou um projeto que eles amaram fazer? Uma prova com um comentário positivo -ou algo engraçado! – da professora?
- Uma redação ou duas por ano
- Fotos dos passeios, festas da escola e com a turma e professora
Com estes critérios eu tenho uma idéia clara do que vai e do que fica.
Tudo o que guardamos cabe em uma caixa, que eu uso para cada dois anos escolares.
Acessórios
Uma consideração importante na hora de escolher onde guardar os trabalhos é aonde você irá guardar as caixas com os trabalhos.
Ou seja, não compre a caixa mais linda do mundo se você não terá onde guardar, ou se onde você irá colocar a caixa é tão fora de mão que você nunca mais irá abri-la!
Eu pessoalmente gosto destas caixas, pois elas são pequenas e fáceis de manusear – até os meninos podem puxar da prateleira e rever o conteúdo.
Opções de Armazenagem
Caixas de Arquivo
Com uma pasta para cada ano escolar, você pode ter todos os trabalhos em uma única caixa.
Identifique a caixa com uma foto da criança por dentro ou com o nome em adesivo.
No Brasil encontrei esta caixa aqui.
Super simples, cabe tudo!
E finalmente, se você quer o Mercedez Benz em organização de trabalhos escolares: Schoolfolio!
Crie uma galeria de arte com os trabalhos favoritos das crianças.
Invista em molduras abertas atrás para você mesma mudar o conteúdo e criar assim, uma pequena amostra dos trabalhos das crianças.
Eu espero que este final de ano escolar seja de alegria e que você aproveite para rever o ano com seu filhote ou filhota enquanto ensina uma importante lição em organização que eles irão levar para a vida toda: guardamos apenas o que nos enriquece; ao guardarmos tudo, não estamos guardando nada!
Que estas dicas de como organizar o trabalho escolar te ajude a simplificar ainda mais a sua vida.
Super beijo!
Helena.
Deixe um comentário