COMO ESSE SERVIÇO PODE AGREGAR QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ
No Brasil, o conceito de Self Storage vem crescendo cada vez mais, porém muitas pessoas ainda não conhecem essa modalidade de armazenamento de bens e pertences, que pode ser muito útil para otimizar o ambiente da sua casa.
Pensando nisso, o artigo de hoje tem intuito de abordar a utilidade desse serviço pra você e sua família, como também passar algumas dicas relevantes sobre a sua utilização, mostrando a sua grande conexão com os profissionais de organização.
O que é Self Storage?
Em uma tradução literal, auto-armazenamento. Serviço nascido nos Estados Unidos , este tem como princípio oferecer aluguel de espaços privativos para pessoas e empresas armazenarem seus pertences dentro de um box do tamanho de sua preferência, pelo tempo que precisar.
Atualmente, o brasileiro na maioria das vezes utiliza o Self Storage como guarda móveis, documentos e volumes em geral. Geralmente quando está em uma situação de mudança de residência, reforma e etc.
Para traçar um paralelo, nos Estados Unidos e Europa (mercados precursores deste serviço) o self storage faz parte da rotina e cultura das pessoas. É usual ter este depósito como uma verdadeira extensão de suas casas, onde as pessoas alugam e box e utilizam por longos períodos (não seria exagero dizer que usam pra sempre). O bacana é que a dinâmica dessa modalidade permite ao cliente acesso livre ao seu box, então não é estranho você ver uma unidade de self storage com muitas pessoas movimentando seus pertences para por exemplo: pegar um livro que esteja guardado, uma prancha de surf para o fim de semana, objetos de uso sazonal como itens de decoração natalina e etc…
No Brasil, o conceito é ascendente, mas ainda está em um processo de disseminação, por isso é o momento de nos aprofundarmos neste tema e entendermos este serviço como um grande aliado na organização das casas e escritórios.
Quando utilizar ou indicar esse serviço?
O Self Storage pode ser utilizado por qualquer um. Muitas vezes você, Personal Organizer pode encontrar um cliente em uma situação de uma necessidade real de um espaço extra em sua residência e então indicar o serviço. A utilização de um box self storage também pode ser feita em caso de mudanças ou reformas em casa, garantindo assim a integridade de seus pertences neste período transitório.
Na verdade existem varias ocasiões em que o self storage pode ser uma mão na roda e um aliado à qualidade de vida das pessoas , veja alguns exemplos:
– Guardar itens de utilização sazonal ( um jogo de talheres especial, roupas e acessórios para o inverno, enfeites festivos, etc…) e com isso abrir espaço em sua casa para coisas novas e mais úteis naquele momento;
– Aliviar o seu espaço dentro de casa, sem se desfazer do que é importante pra você;
– Ter um local de confiança para guardar seus móveis durante uma reforma garantindo que eles fiquem intactos e seguros;
– Ter esse depósito como extensão da sua casa para montar uma mini biblioteca, guardar artigos esportivos , instrumentos musicais e muitas outras coisas, sem se preocupar com a falta de espaço.
Acho que já deu para pegar mais ou menos o espírito da coisa, não é? Mas é claro que também existem diversas situações em que o PO pode notar a não necessidade de indicar um self storage ao seu cliente. Às vezes, basta realmente uma reestruturação no modo de pensar e organizar as coisas.
Primeiro veja alguns exemplos de restrições legais com relação ao que não pode ser armazenado em um Self Storage:
– Produtos químicos e perecíveis;
– Itens ilegais;
– Seres vivos ( nem pense em deixar seu cachorrinho de castigo em um box se ele fizer alguma bagunça em casa!)
– Inflamáveis,
– Etc…
Como falamos, essas dicas acima são mais voltadas ao âmbito legal do segmento, mas em relação à utilização desse serviço, separamos também algumas situações nas quais você não precisa guardar seus bens em um depósito privativo, veja:
Reaproveitamento – Que tal você reaproveitar alguns itens encostados em sua casa para dar um up em sua decoração? Montar uma prateleira e nela colocar aquele bicho de pelúcia ou então uma caixinha feita por você mesma com alguns apetrechos dentro.
Doação – Certas coisas você sabe que realmente não vai mais usar nem aproveitar. Será que elas não podem ser úteis pra mais alguém? Quem sabe você não pode fazer alguém mais feliz doando um dos seus bens?
Organização – O serviço de self storage é realmente muito útil na maioria das ocasiões, mas existem casos em que apenas uma boa organizada em suas coisas já pode te ajudar muito, e então deixe para alugar seu box para guardar o que realmente precisa!
Se você quiser entender um pouco mais sobre o que é um box self storage, leia esse artigo para se situar melhor e entender mais.
Enfim, surge um conceito moderno, prático e seguro de armazenagem que pode trazer muita tranqüilidade pra sua vida. Tanto para profissionais de organização e decoração quanto pra qualquer pessoa que queira melhorar sua qualidade de vida, eis uma ajuda que abre espaços para novas possibilidades, afinal a qualidade de vida começa em casa!
Boa matéria, Helena!
Aqui no Brasil, acredito que o conceito de estocar móveis e objetos por um período de tempo determinado, em fase da organização de mudança, quer para um imóvel menor ou outra cidade, ainda custa caro e é, de fato, pouco difundido. O pré-conceito é que só atendem às empresas.
Não resta dúvida de que é uma boa opção para acondicionar qualquer material.
O Profissional de Organização é um dos que podem disseminar esse tipo de serviço.
Abraços,
Oi Yolanda, com certeza é um movimento novo no Brasil e espero que nós saibamos usar estes espaços com mais sabedoria e parcimônia que os nossos “irmãos” americanos. Acho um recurso muito útil, mas sempre aconselho de que tenhamos cuidado para que eles não se tornem um “buraco-negro” onde colocamos tudo o que não precisamos mais, mas que não doamos ou descartamos, pois ainda não estamos dispostos a desapegar.