O mundo mudou completamente e o jeito de fazer negócios também. Mas isso você já deve ter percebido ao longo de nossa série sobre a abertura de sua empresa de organização profissional.
Hoje, vamos falar sobre um dos últimos pontos, que é a experiência que você vai proporcionar às suas clientes no seu atendimento.
O que isso quer dizer? Quer dizer que hoje em dia não basta apenas chegar na casa da cliente e realizar seu atendimento.
É preciso mais. É preciso criar uma experiência que a encante, que faça com que ela lembre-se positivamente de você, que a faça indicar à outras amigas, que queira contratá-la com frequência. E de que forma atingir isto? Mais uma vez, a resposta é planejamento!

Há tanto tempo trabalhando nesta área, posso dizer que já desenvolvi meu método de atendimento – e ele está totalmente voltado à satisfação da cliente, à uma experiência de luxo que ela vai ter com meu serviço. Confira abaixo de que forma eu penso em todas as etapas e a importância de cada uma delas:
Defina a Experiência de Sua Empresa de Organização
O primeiro passo é você definir de fato qual tipo de experiência você deseja dar às suas clientes durante o seu atendimento. Encantamento, fidelização, uma relação forte e de confiança. Colocar o que você busca no papel é fundamental para que você não perca de vista o seu objetivo.
Em seguida, chega o momento você começar a estruturar um plano para desenvolver este objetivo. Vamos aos passos:
#1. Tenha Seu Script
Desenvolva um “script”, ou seja, um texto que sirva de base para a sua apresentação. Na verdade, você pode ter um para ser usado via online, por e-mails ou e mensagens, e outro para ser usado ao vivo, frente a frente ou por ligação .
O bom de ter um script é que você nunca vai esquecer de nenhuma informação importante neste primeiro momento junto da cliente.
#2. Processo De Consulta
Você deve definir o que a cliente pode esperar do atendimento e o que NÃO está incluído nos seus serviços. Assim, logo nos primeiros contatos com ele, deixe claro estas questões.
É importante que não haja ruídos na comunicação e que ela entenda todos os detalhes sobre o atendimento que vai ser realizado. Neste momento também vale esclarecer o seu processo de cobrança/recebimento.
#3. Dê Atenção Aos Detalhes Na Comunicação
Que tal escrever um email/carta de boas-vindas agradecendo por ter sido contratada? Você pode enviar para sua cliente logo após vocês fecharem negócio, junto da confirmação do horário marcado.
Outra ideia é enviar um e-mail após o dia do atendimento, agradecendo por tudo e se deixando à disposição para o que ela precisar. Pode parecer pouca coisa, mas é nos pequenos detalhes que mora o encantamento. Este tipo de ação não vai te custar nada e, com certeza, vai gerar ótimos resultados.
#4. Tenha Seu Formulário De Testemunho
Hoje em dias, os testemunhos ou depoimentos são fundamentais para captar novos clientes. Afinal, uma pessoa que esteja interessada em seu serviço pode, através dos testemunhos, ter a garantia de que será atendido com qualidade.
A experiência de um cliente real pode valer muito mais do que qualquer propaganda que você faça sobre seu negócio. Por isso, incentive que suas clientes escrevam sobre a experiência que tiveram com seu atendimento.
Você pode pedir para que elas usem uma prancheta que você levará consigo até a casa delas, ou então, pode enviar um formulário para o e-mail delas. O Google Forms é uma opção gratuita e você pode personalizar para ter as cores da sua empresa, por exemplo.
Com ele você pode fazer perguntas, enquetes, pedir sugestões e muito mais.
Uma dica: se a ideia é publicar estes testemunhos, sempre peça a autorização da cliente antes. Se for uma autorização formal, melhor ainda! Pode ser inclusive a primeira pergunta do seu formulário de testemunho.
E então, percebeu a importância de pensar no atendimento como um todo e na experiência que vai proporcionar à suas clientes. Para mim, esta é uma das etapas principais durante todo o relacionamento com elas.
Aqui no Blog tenho vários artigos falando sobre o atendimento. Recomendo que você os leia com atenção. E fique ligada pois nosso próximo artigo será o último da série Iniciando sua Empresa de Organização Profissional. Até!
Deixe uma resposta