Depois de te explicar sobre o que é a pesquisa de mercado e qual a importância dela como primeiro passo na abertura de seu negócio de organização profissional, hoje quero conversar com você sobre o segundo passo que é: o nome de sua empresa. Escolher um bom nome é fundamental para o sucesso de seu negócio.
Ele vai dizer muito sobre a empresa, seu estilo, suas referências, sua abordagem de trabalho e muito mais. Não pode ser algo ultrapassado, ofensivo ou algo que as pessoas não entendam.
Pensar no nome pode ser, inclusive, a etapa que te dê mais trabalho. Por isso, confira algumas dicas para acertar em cheio nesse momento.

Como Escolher Um Nome Para Minha Empresa De Organização
#1. Comece Entendendo As Características De Seu Negócio
Quem são seus clientes e o perfil deles, seus serviços, seus diferenciais e qual o nome de seus concorrentes. Liste estas informações para avançar para a próxima etapa.
#2. Conte Com Ajuda de Qualidade
Muitas vezes temos a sorte de já iniciar o negócio com uma boa ideia de nome na cabeça. No entanto, quando isso não acontece, pode ajudar e muito contar com a ajuda de outras pessoas.
O ideal seria ter a seu lado pessoas com experiência em negócios, marketing, publicidade, ou mesmo experiência no ramo da organização. Você não precisa necessariamente contratá-las, mas reunir-se com seus amigos, familiares, amigos dos amigos que preencham estes requisitos vai ajudar muito.
#3. Faça Um Brainstorm
Se puder reunir todas estas pessoas em um mesmo dia, aproveite para fazer um brainstorm – ou, traduzindo livremente, uma ‘tempestade de ideias’. Esta é uma técnica muito usada em empresas no mundo inteiro para desenvolver novas ideias e projetos.
Senso assim, deixe a criatividade fluir, conversem bastante sobre todas as ideias que forem surgindo. Lembre-se que é muito importante não taxar ideias como ruins ou boas. Deixe todos conversando livremente até que vocês cheguem em um possível resultado.
#4. Avalie a Disponibilidade do Nome
Se acaso você já tenha uma escolha, chegou o momento de verificar se tal nome está disponível para ser usado. Pesquise no Google se há outras empresas utilizando ele ou algum nome semelhante, fazendo o mesmo nas redes sociais.
Verifique também se o domínio está disponível para quando você for montar o seu website. Para isso utilize sites como Registro.Br, GoDaddy.com, entre outros.
#5. Registre a Marca de Sua Empresa de Organização
Você pode fazer isso logo no início do negócio ou então mais pra frente. Mas vale a pena patentear sua marca. Já pensou descobrir de repente que há outra pessoa copiando o nome de seu negócio?
Visite o site do INPI para levantar as informações necessárias.
Cuidados Na Hora Da Escolha Do Nome Da Sua Empresa
- Tenha coerência: escolha um nome que realmente tenha a ver com o negócio e que não deixe seu cliente confuso. Mantenha clareza no seu posicionamento;
- Seja criativa: em um mundo cheio de concorrência, quem consegue se destacar positivamente sai na frente;
- Busque simplicidade: ser criativo não significa ser extravagante. Quase sempre, menos é mais. No caso do nome, pode ser mais fácil de gravar, inclusive.
- Cuidado com ambiguidades: o nome escolhido pode ter algum duplo sentido? Isso pode ressoar negativamente? Quer dizer algo negativo em outro idioma comum como o inglês ou espanhol? Muita atenção a isso.
Então, seguindo estes passos e estas dicas, acredito que você já esteja preparada para iniciar o processo de escolha de nome para sua empresa de organização profissional. Logo eu volto com o próximo artigo sobre como iniciar seu negócio como Personal Organizer.
Fique de olho aqui no Blog. E se ficou alguma dúvida, escreve para mim nos comentários!
Se você ainda não leu os posts anteriores desta série, seguem os links para você conferir tudo!

Escolhendo o Nome do Seu Negócio de Organização
Cuidando das Burocracias da Sua Empresa de Organização
Definindo Serviços e Preços do Negócio de Organização
Desenvolvendo o Marketing do Seu Negócio de Organização
Olá Helena, gratidão viu ! Você é muito boa no que você faz. Cada postagem sua é uma inspiração pra mim. Feliz tê-la descoberto nesse inicio de jornada. Sinto apenas não ter condições ainda de fazer um curso com você. Mas esse dia chegará. Beijo grande Paula.